Integrando Dados de Diferentes Telescópios Astrônomos Fazem Uma Bela Imagem da M61

O coração luminoso da galáxia M61 domina esta imagem, emoldurado por seus braços espirais sinuosos entremeados com filamentos escuros de poeira. Assim como as habituais faixas brilhantes de estrelas, os braços espirais da M61 são cravejados de manchas de luz avermelhada. Sinais reveladores da recente formação de estrelas, essas regiões brilhantes levaram os astrônomos a classificar a M61 como sendo uma galáxia onde está acontecendo uma grande formação de estrelas, ou starburst galaxy.

Embora a espiral brilhante desta galáxia seja uma visão espetacular, uma das características mais interessantes da M61 se esconde invisível no centro da imagem. Além de bolsões generalizados de formação de estrelas, a M61 hospeda um buraco negro supermassivo com mais de 5 milhões de vezes a massa do Sol.

A M61 aparece quase de frente, fazendo com que ela seja um alvo desejado e popular para imagens astronômicas, embora a galáxia esteja a mais de 52 milhões de anos-luz da Terra. Esta imagem astronômica específica incorpora dados não apenas do Hubble, mas também da câmera FORS no Very Large Telescope do European Southern Observatory, juntos revelando a M61 em detalhes sem precedentes. Esta imagem impressionante é um dos muitos exemplos do trabalho integrado de diferentes telescópios – os astrônomos freqüentemente combinam dados de telescópios terrestres e espaciais para aprender mais sobre o Universo.

Crédito:
ESA / Hubble & NASA, ESO, J. Lee e a equipe PHANGS-HST

Fonte:

[https://esahubble.org/images/potw2114a/]
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.