Um audacioso plano incluído na proposta de orçamento da NASA de 2014, o famoso FY2014, pretende enviar uma sonda robótica para capturar um asteroide e reobocá-lo para uma órbita ao Um estudo do Instituto Keck de 2012 descreveu uma nave capaz de interceptar um asteroide chamada de Asteroid Capture and Return(ACR). Uma bolsa de captura com 15 metros iria empacotar o asteroide e permitir que nave manobrasse com a rocha no espaço.
O principal meio de propulsão da nave seria fornecido por foguetes de efeito Hall. Esse tipo de motor de íons, onde o combustível (o gás xenônio) é acelerado por um campo elétrico. Motores de íons produzem força moderada, mas eles podem manter a aceleração por muito tempo.
Um asteroide poderia ser movido de sua órbita original para uma nova órbita perto da Lua colocando ele no alcance de naves tripulação como a Orion.
Para movimentar o asteroide, a sonda seria lançada da Terra, a bordo de um foguete Atlas 5, espiralando vagarosamente no espaço por 2.2 anos. Então ele seria estilingado pela gravidade da Lua e poderia ir para o espaço profundo.
A nave viajaría por 1.7 anos até encontrar o asteroide. As operações no asteroide levariam 90 dias. A bolsa de captura é lançada e uma vez seguro, o asteroide é estabilizado e rebocado.
A nave voltaria para as vizinhanças da Terra numa viagem que poderia durar de dois a seis anos. Depois de outra manobra de impulso gravitacional ao redor da Lua, o asteroide seria colocado numa órbita estável, onde ele poderia ser alcançado por uma nave Orion, onde a sua tripulação poderia estudá-lo.
Fonte:
http://www.space.com/20610-nasa-asteroid-capture-mission-infographic.html