O veículo robô Curiosity, que é também especialista em escalar montanhas irá pousar nessa segunda-feira, dia 6 de Agosto de 2012, as 2:31 da manhã, hora de Brasília na cratera Gale, localizada aproximadamente no equador de Marte.
O Mount Sharp, o pico central da cratera Gale, tem 5 quilômetros de altura acima do assoalho da cratera. O local de pouso está entre as terras baixas e planas do hemisfério norte de Marte e o terreno altamente acidentado e repleto de crateras do hemisfério sul.
O objetivo primário da missão do robô Curiosity é explorar o monte de detritos acamadados que constitui o Mount Sharp. Os cientistas esperam que esse monte guarde informações de bilhões de anos da história geológica e climática do planeta Marte.
Após pousar em algum lugar da elipse que define seu alvo no assoalho da cratera Gale, o veículo robô Curiosity abastecido com o energia nuclear irá se locomover até ao flanco do Mount Sharp, investigando os minerais argilosos e sulfatos que se formam na presença de água.
O veículo robô irá investigar também um misterioso material existente no assoalho da cratera Gale, chamado de unidade de alta inércia térmica. Esse material é sólido como uma rocha e não pouco consolidado como areia. Esse material pode ser um tipo de areia cimentada pela ação de água.
À medida que a missão avançar, o veículo robô Curiosity pode eventualmente se dirigir para o topo do Mount Sharp, mas atingir o cume desse pico central não é o principal objetivo dos cientistas. Se tudo correr bem, os equipamentos do veículo robô Curiosity podem durar seis anos ou mais.
Fonte:
http://www.space.com/16708-mars-rover-curiosity-landing-site-infographic.html