Um consórcio de composto principalmente por pesquisadores indianos pertencentes ao Indian Pulsar Timing Array, ou InPTA, tornou-se membro do International Pulsar timing Array, ou IPTA, que tem o objetivo de descobrir e estudar as ondas gravitacionais de frequência bem baixa gerada por buracos negros supermassivos binários.
O InPTA regularmente emprega o Giant Metrewave Radio Telescope, que fica perto de Pune para monitorar pulsares e obter medidas do tempo do pulso com grande precisão.
A frequência única do uGMRT varia de 300 a 800 MHz não é coberta por outros grandes telescópios usados pelo IPTA. Além disso, a inclusão do uGMRT é crucial para melhorar a precisão do IPTA na detecção de ondas gravitacionais de nano-hertz.
Os maiores telescópios do mundo estão rotineiramente sendo usados pelo IPTA para medir precisamente o período de pulsação de uma coleção desses pulsares.
Isso, por sua vez, permite identificar mudanças nos períodos, causadas pela passagem de uma onda gravitacional. Quando descobertas, as ondas gravitacionais irão refinar os modelos de evolução do universo, bem como a estimativa das massas e das órbitas dos membros do nosso Sistema Solar e abrir uma nova janela para a astronomia de ondas gravitacionais.
A inclusão do uGMRT irá permitir remover os delas introduzidos pelo meio interestelar na chegada dos pulsos de ondas de rádio desses relógios galácticos por um fator 5 vezes mais preciso do que antes. O InPTA e o uGMRT terão papéis importantes na detecção de ondas gravitacionais de nano hertz e para a astronomia multimenssageira no futuro.
Fonte: