A primeira missão da Índia para Marte, lançada na terça-feira, dia 5 de Novembro de 2013, deu início à primeira missão interplanetária do país para explorar o Sistema Solar.
Com um estrondo, a Mars Orbiter Mission da Índia foi lançada ao espaço às 0908 GMT, 07:08, hora de Brasília, desde o Centro Espacial Satish Dhawan da Indian Space Research Organization em Sriharikota, onde eram 14:38. Um ISRO Polar Satellite Launch Vehicle lançou a sonda na sua jornada de 300 dias até alcançar a órbita do Planeta Vermelho.
“A jornada apenas começou”, disse o Chairman da ISRO K. Radhakrishnan depois do sucesso do lançamento.
Menos de uma hora depois da decolagem, Radhakrishnan relatou que a sonda marciana da Índia entrou com sucesso na órbita da Terra. O direto da Mars Orbiter Mission Kunhi Krishnan descreveu o lançamento como um começo grande e glorioso para a missão.
Se tudo correr como planejado, o primeiro módulo orbital marciano da Índia – chamado de Mangalyaan (o nome hindu para Sonda de Marte) – chegará ao Planeta Vermelho em 24 de Setembro de 2014, fazendo com que a Índia se torne o quarto país a enviar com sucesso uma sonda para Marte. A sonda Mangalyaan, que custou cerca de 73.5 milhões de dólares, pesa cerca de 1350 quilogramas. Através do seu curso de algumas órbitas, a sonda realizará uma série de manobras que a colocará rumo a Marte.
Uma vez em Marte, a sonda explorará as feições da superfície do Planeta Vermelho e pesquisará sua atmosfera por sinais de metano não biológico ou emitido por micróbios. A sonda também está desenhada para testar a tecnologia usada para a navegação, comunicação e viagens espaciais interplanetárias, disseram os oficiais da ISRO.
“Nós temos muito o que entender sobre o universo, o Sistema Solar onde vivemos e isso tem sido uma busca da humanidade desde o início dos tempos”, disse Radhakrishnan para a Associated Press antes do lançamento.
Se a sonda atingir Marte, ela fará com que a Índia se torne o quarto país (ou colaboração de países) a alcançar com sucesso o Planeta Vermelho depois da ex-União Soviética, EUA e Europa. Aproximadamente dois terços das 51 missões que já foram lançadas rumo a Marte falharam.
“Visitar outro planeta é algo fantástico, a maior realização”, disse o cientista espacial Yash Pal, ex-chairman da University Frants Commission da Índia que não esteve envolvido no desenvolvimento da missão para Marte, para a Associated Press. “Se você pode criar aviões e máquinas de guerra, você certamente pode gastar algo para tentar realizar o sonho de pessoas jovens”.
O módulo orbital Mangalyaan está carregando cinco instrumentos para Marte:
- Lyman Alpha Photometer usado para medir o processo de perda de água do planeta.
- Thermal Infrared Imaging Spectrometer para criar um mapa da superfície marciana.
- Mars Exospheric Neutral Composition Analyzer para estudar a atmosfera marciana.
- Mars Color Camera para fazer imagens da superfície de Marte e dos eventos climáticos que ali ocorrem. A camera também fará imagens das luas de Marte, Phobos e Deimos.
- Methane Sensor for Mars irá pesquisar por metano na atmosfera de Marte.
A missão da Índia a Marte ocorre depois e segue no desenvolvimento da missão orbital da Lua Chandrayaan 1, que ajudou a detectar a evidência de gelo de água na superfície lunar. A ISRO também está desenvolvendo a sonda Chandrayaan 2, uma continuação da missão de exploração lunar.
A Índia não é o único país a lançar uma missão para Marte nesse mês. Nos EUA, a NASA está planejando lançar o seu próprio módulo orbital para Marte, chamado de Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (MAVEN), no dia 18 de Novembro de 2013.
A missão Maven da NASA para Marte está desenhada para estudar a atmosfera marciana com detalhes sem precedentes. A missão que custou cerca de 671 milhões de dólares está programada para ser lançada desde Cabo Canaveral na Flórida.
Não poderia deixar de escrever esse post e deixar a minha opinião e quero também a opinião de vocês leitores. A pergunta é simples, e o Brasil? Estamos atualmente numa realidade muito distante dessa, estamos pensando na copa do mundo de 2014, em construir belos estádios, que serão deixados como legado para as próximas gerações. Bullshit!!!! Deveríamos estar nos preparando para conquistar o espaço. Mas pra que isso?
Muitos podem ver somente o objetivo principal de uma missão. Mas não é só isso que está envolvido. Quando se faz uma missão para o espaço, áreas como a medicina e a engenharia são afetadas de forma quase que direta e quase que imediata. Essas duas áreas testam tecnologia, comportamento em micro gravidade, entre outros fatores. Não vou entrar em questões políticas e financeiras, mas o desenvolvimento espacial de uma nação leva a um desenvolvimento natural de todos naquele país. Quero ouvir a opinião de vocês, o que acham de tudo isso, do desenvolvimento espacial da Índia e da total inércia do nosso país?
Fonte:
http://www.space.com/23464-india-launches-mars-orbiter-mission.html