A luz do chamado Conty Fire iluminou o céu noturno do Norte da Califórnia quando o satélite Suomi NPP adquiriu essa imagem durante a noite do dia 1 de de Julho de 2018. Com a ajuda da luz de uma Lua quase cheia, a fumaça foi visível fluindo em direção à Baía de São Francisco e ao Oceano Pacífico.
O incêndio começou um dia antes e queimou alguns milhares de acres perto da comunidade rural de Guinda, mas quadruplicou de tamanho durante a noite quando os ventos fortes espalharam as chamas com a ajuda do clima quente e seco. Na tarde do dia 3 de Julho, 70 mil acres já haviam sido queimados e centenas de pessoas foram forçadas a deixar a área.
Essa imagem noturna foi adquirida com o instrumento Visible Infrared Imaging Radiometer Suite, ou VIIRS do Suomi. O VIIRS detecta a luz em um intervalo de comprimentos de onda do verde até o infravermelho próximo e usa técnicas de filtragem para observar sinais como a luz das cidades, as auroras e os incêndios.
Crédito da Imagem: NASA Earth Observatory images by Joshua Stevens, using Suomi NPP VIIRS data from NOAA’s National Centers for Environmental Information (NCEI). Story by Adam Voiland
Fonte: