Inaugurado O Gigantesco Detector de Neutrinos No Fundo Do Lago Baikal Na Rússia

Os cientistas russos acabam de inaugurar um dos maiores telescópios submersos do mundo, que terá o objetivo de captar uma das partículas mais intrigantes do universo, lá no fundo do Lago Baikal.

O telescópio que vai ficar no fundo do lago, e que estava em construção desde 2015, foi desenhado para detectar os neutrinos, e assim auxiliar no desenvolvimento da chamada astrofísica multimenssageira.

Denominado de Baikal-GVD, o telescópio ficará localizado a uma profundidade entre 750 e 1300 metros ao redor dos 4 quilômetros de linha de costa do lago.

Os neutrinos, principalmente os de alta energia que interessam para a astronomia são muito difíceis de serem detectados e ter um detector desses submerso num lado é o ambiente perfeito, pois a água é um meio efetivo por onde fazer essa detecção.

O observatório consiste na verdade de correntes com vidros esféricos e módulos de metal acoplados a elas.

No sábado, dia 13 de março de 2021, os cientistas observaram os módulos sendo cuidadosamente descidos nas águas congelantes do lago através de buracos no gelo.

Nessa configuração inicial o telescópio terá meio quilômetro cúbico  e em alguns anos será expandido para ter 1 quilômetro cúbico.

O telescópio do Lago Baikal irá complementar os dados obtidos atualmente pelo IceCube, um gigantesco observatório de neutrinos que fica submerso na Antártica, bem no Polo Sul.

O telescópio recém-inaugurado será o maior detector de neutrino no hemisfério norte da Terra, e o Lago Baikal, o maior lago de água doce do mundo poderá em breve ajudar a contar a história sobre essa partícula tão intrigante.

O Lago Baikal é o único lago no mundo onde se poderia instalar um detector desses, devido à sua profundidade. A água doce é também importante, e a claridade da água do lago também. Além disso, o fato de se ter gelo cobrindo o lago por quase 3 meses também é muito importante.

O telescópio é o resultado de uma colaboração internacional realizada entre os cientistas da República Checa, Alemanha, Polônia, Rússia e Eslováquia.

Fonte:

https://www.france24.com/en/live-news/20210313-russia-deploys-giant-space-telescope-in-lake-baikal

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.