Vocês lembram da missão Lucy da NASA, aquela que foi lançada para estudar os asteroides Troianos de Júpiter? Então, antes de chegar por lá ela fez algo incrível.
Na madrugada do dia 15 para o dia 16 de maio de 2022 ocorreu um belo eclipse total da Lua que pôd4e ser observado em todo o Brasil e nas américas também. A nossa visão aqui da Terra, nós já conhecemos, e nós sabemos como um eclipse total da Lua funciona, ou seja, a Lua entra na sombra da Terra.
Mas a Lucy nos deu uma visão sensacional desse fenômeno, mostrando o eclipse a 100 milhões de quilômetros de distância. E usando a sua câmera pancromática de alta resolução a chamada L’LORRI, a Lucy foi capaz de ver a Lua e Terra, e ver a Lua desaparecendo na sombra da Terra, numa imagem realmente impressionante.
No vídeo, a Terra, está a esquerda, sua rotação é claramente observada, enquanto a Lua está a direita, e de repente ela desaparece, entrando completamente na sombra do nosso planeta. O vídeo cobre um período de aproximadamente 3 horas, das 22:40 hora de Brasília, do dia 15 de maio de 2022, até à 01:30, hora de Brasília do dia 16 de maio de 2022. As observações feitas pela Lucy terminaram antes da Lua emergir no outro lado da sombra da Terra.
A sonda Lucy foi lançada em outubro de 2021 e está atualmente viajando de volta para a Terra onde irá fazer uma manobra de assistência gravitacional em 16 de outubro de 2022, para que seja então impulsionada para os asteroides Troianos de Júpiter.
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/goddard/2022/nasas-lucy-mission-observes-a-lunar-eclipse