fbpx
24 de novembro de 2024

Impacto na Lua É Registrado Por Sistema de Monitoramento da NASA

novo_impacto_lua


observatory_150105O Programa de Monitoramento de Impacto Lunar da Nasa registrou o mais brilhante impacto de meteorito dos últimos 8 anos de observações.

O flash de luz, tão brilhante quanto uma estrela de quarta magnitude durou cerca de um segundo, e foi registrado em um impressionante vídeo feito pela NASA.

O choque ocorreu na região lunar conhecida como ‘Mare Imbrium’, não muito longe da cratera de Copérnico. Algum tempo após o evento, o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) verificou a região do impacto, e descobriu uma nova cratera lunar.

Vejam o vídeo abaixo, que foi registrado pelo Programa de Monitoramento de Impacto Lunar, da NASA:


Desde 2005, o programa detectou mais de 300 flashes na Lua, que acredita-se serem de impactos de meteoritos.

Com base no brilho do flash e no tempo de impacto, a rocha que se chocou com a Lua deveria ter cerca de 0.3 ou 0.4 metros de comprimento, e atingiu a superfície lunar com uma velocidade de cerca de 90.000 km/h, gerando uma força de impacto de 5 toneladas de TNT. Os cientistas previram então que o impacto poderia produzir uma cratera de até 20 metros de diâmetro.

A cratera encontrada pelo LRO teve seu diâmetro calculado em 18 metros! Apenas 2 metros a menos do que os cientistas previam. Infelizmente, essa cratera não é visível para nós daqui na Terra, nem mesmo para os grandes telescópios.

Com o tempo, os raios cósmicos, a radiação solar e os micro-meteoróides tendem a escurecer a avermelhar o solo lunar. Daqui a milhões de anos, essa brilhante cratera irá se misturar na paisagem lunar, e não terá a mesma aparência que tem hoje. Imaginem então como era o aspecto das crateras Tycho e Copérnico quando foram formadas?

A cratera resultante do impacto do dia 17 de março não foi a primeira vista pelo LRO, mas parece ser uma das maiores. A equipe de câmeras do LRO tem procurado sistematicamente em seu arquivo de imagens o antes e o depois de muitas paisagens lunares. Alguns desses resultados foram apresentados na reunião da ‘American Geophysical Union’ na semana passada, porém, novas crateras ainda serão anunciadas futuramente.

local_novo_impacto


Fonte:

http://www.galeriadometeorito.com/2013/12/video-impacto-de-meteorito-na-lua-criou.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo