Impacto de Rocha Espacial É Registrado na Lua Durante o Eclipse Total

Os observadores do eclipse total da Lua de 21 de Janeiro de 2019 tiveram muita sorte, pois eles conseguiram pela primeira vez num evento desses, um eclipse, detectar o impacto de um meteoroide com o nosso satélite natural.

O eclipse foi observado por milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo que uma grande parte o observou através de transmissões ao vivo pela internet. Durante o eclipse algumas pessoas notaram um pequeno flash, um pequeno ponto amarelo-esbranquiçado, surgindo na superfície lunar durante as transmissões ao vivo.

Um usuário do Reddit levantou a possibilidade de que teria sido registrado um impacto de um meteoroide com a Lua e várias pessoas então começaram a buscar pelo fenômeno. O flash foi então observado em no mínimo 3 vídeos diferentes.

Jose Maria Madiedo, na Universidade de Huelva, na Espanha confirmou o impacto como sendo genuíno. Por anos, ele e seus colegas tentaram observar um impacto de um bólido com a Lua durante um eclipse total Lua, mas o brilho desses eventos pode fazer com que seja algo complicado de se detectar. Só para lembrar que impactos de asteroides com a Lua já foram filmados anteriormente, mas não durante um eclipse. Nessa ocasião, Madiedo dobrou o número de telescópios apontados para diferentes partes da Lua, de 4 para 8, na esperança de ver algum impacto. “Eu estava sentido, dessa vez iria acontecer”, disse Madiedo.

Após o eclipse, o software automaticamente apontou para o flash registrado por alguns telescópios. Isso ajuda a confirmar que o flash visto pelos espectadores da live stream não era uma anomalia óptica nos sensores da câmera.

“Eu fiquei muito feliz quando isso aconteceu”, disse Madiedo. Ele notou que o flash foi até bem brilhante e aconteceu quando o eclipse estava na sua parte mais escura, o que talvez tenha facilitado detectar o impacto.

Embora, formalmente, não tenha sido possível estimar o tamanho da rocha espacial que colidiu com a Lua, Madiedo acredita que ela provavelmente pesa cerca de 2 quilos e seja do tamanho de um campo de futebol.

“A combinação da superfície escurecida, e de muitas pessoas observando eclipse fez com que o impacto tivesse uma grande probabilidade de ser visto, e isso só nos faz lembrar o quanto o nosso Sistema Solar é um lugar muito dinâmico”, disse Robert Massey da Royal Astronomical Society.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2191526-a-meteorite-hit-the-moon-during-yesterdays-total-lunar-eclipse/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.