fbpx
23 de novembro de 2024

Imagens Selecionadas do Lançamento Mais Recente de Dados da Sonda Cassini

 

Escarpas e taludes no satélite Dione fotografados pela sonda Cassini, durante seu sobrevoo a 500 km da superfície ocorrido em 7 de Abril de 2010.

 

Dione se mostra da melhor forma durante o sobrevoo de 7 de Abril de 2010. Nessa imagem pode-se ver a superfície repleta de crateras o que faz com que se perca a origem congelada de Dione.
A sonda Cassini fez 4 imagens para compor essa imagem final do satélite Janus no dia 7 de Abril de 2010 a uma distância de 74800 quilÔmetros.

 

Impressionante imagem do satélite Dione em sua fa crescente se bem fina, fotografada pela Cassini em 17 de Maio de 2010.
Encélado em Cor: A Cassini conseguiu no dia 7 de Abril de 2010, ver metade do disco completo de Encélado. O terreno repleto de crateras da parte norte contrasta com as listras de tigres no sul. A iluminação no terminador do satélite mostra as cadeias e o alto relevo de Encélado.
Titã e Dione: Dione passa na frente de Titã nessa composição colorida feita pela Cassini em 7 de Abril de 2010. A superfície congelada de Dione é consideravelmente mais reflectiva do que a atmosfera com névoa de Titã. Essa versão da composição foi gerada a partir de dados arquivados com o Planetary Data System.
Pan e Dáfine e suas ondas de anéis: Os padrões observados na borda externa do Anel A são excitados pela influência gravitacional do satélite Pan na parte superior esquerda e Dáfine próximo da base da imagem. Nessa imagem os anéis estão mais brilhantes que os satélites. A forma de disco de Pan - comum para as luas de Saturno é óbvia - O eixo maior de Pan sempre aponta na direção de Saturno.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo