fbpx

Imagens Mostram Perspectivas da Lua Dos Hemisférios Norte e Sul da Terra


Como consequência da Terra ser esférica, os observadores no hemisfério sul observam os corpos celestes e as constelações de maneira invertida quando comparados com os corpos celestes observados no hemisfério norte. As duas fotos acima, mostram uma imagem da Lua nascendo sobre o horizonte leste, e foi feita com uma diferença de horas de 28 horas, usando a mesma câmera, antes e depois de um voo internacional entre Curitiba, no Brasil e Paris na França. Embora o disco lunar mostre praticamente a mesma fase e a mesma elevação em ambas as fotos, parece que a Lua foi virada no céu. Esse efeito logicamente é causado pela mudança no plano horizontal do observador. Pode-se notar o terminador da Lua, usando como referência as árvores e os fios na primeira imagem e as chaminés verticais na segunda.

A fase da Lua é um resultado da posição relativa entre a Lua, a Terra e o Sol e não depende de onde você está na superfície da Terra para observar o fenômeno. Mas como a Lua está orientada no céu depende sim da sua latitude, ou seja, de qual hemisfério da Terra a Lua está sendo observada. Contudo, o tamanho da Lua, é o mesmo observado em qualquer ponto da Terra. As fotos acima foram feitas em 9 de Julho de 2011, no Brasil e em 10 de Julho de 2011 em Paris.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/09/perspective-of-the-moon-from-the-northern-and-southern-hemispheres.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .