fbpx

Imagens Mostram As Crateras na Lua Que Levam Os Nomes em Homenagem aos Astronautas do Ônibus Espacial Challenger

Vinte e cinco anos se passaram desde que os sete bravos astronautas perderam suas vidas no acidente do Ônibus Espacial Challenger. Como o programa dos ônibus espaciais chegou ao fim nós vamos aqui lembrar daqueles que perderam suas vidas em pro da exploração do espaço pelo ser humano. Pouco depois do acidente, os astronauta do Challenger foram imortalizados com seus nomes dados a crateras na Lua. Essas sete crateras, localizadas no lado escuro da Lua na Bacia Apollo, expõem porções profundas da crosta da Lua.

Essa imagem obtida pelo instrumento LOLA revela que as profundidades das crateras McNair e Jarvis, em particular, alcançam aproximadamente 7 quilômetros abaixo do datum lunar (o que seria o equivalente ao nível médio dos mares na Lua). A grande profundidade das crateras McNair e Jarvis se deve ao fato delas terem se formado dentro da Bacia Apollo, ou seja, se formaram em um baixo topográfico já existente, já que a própria Bacia Apollo se localiza dentro da grande Bacia do Polo Sul Aitken. Quando combinados com os dados dos instrumentos da LRO como o Diviner, e com os dados de instrumentos de outras sondas como o Moon Mineralogy Mapper (M3) que viaja a bordo da sonda Chandrayaan-1, a natureza complexa das crateras da região conhecida como Challenger é revelada. Dados do instrumento M3 revelam que a composição da cratera Jarvis pode representar uma porção profunda da crosta da Lua.

Fonte:

http://lro.gsfc.nasa.gov/lola/feature-20110815.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .