fbpx

Imagens em Alta Resolução de Marte

Essa imagem em detalhe de canais na borda da cratera Hale poderia ser a pista para um passado molhado. Essas novas imagens de Marte aqui reproduzidas foram obtidas pela câmera de alta resolução HiRISE a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance em 3 de Agosto de 2009. Aqui estão algumas das imagens mais fantásticas já obtidas de Marte. A Mars Orbiter Reconnaissance está estudando Marte desde 2006 e esses exemplos aqui mostrados são parte da coleção de mais de 1500 fotos obtidas pela sonda desde Abril de 2009.

Muitos dos campos de dunas nessa região de Marte são cercados de obstáculos topográficos como os anéis de crateras. A localização das dunas dentro das crateras dão a indicação de ventos regionais, enquanto que estruturas como ondas e escorregões observados são causados por ventos locais. Muitas crateras de impacto localizadas em regiões onde não existem vulcões provavelmente não foram formadas por fluxos de lava.

Nessa última imagem aqui reproduzida é possível ver crateras de forma irregulares. Uma cratera irregular com aproximadamente 600 metros de diâmetro é visível próximo da parte inferior da imagem. Essa forma sugere que ela foi formada por um corpo que se chocou com  a superfície  com um ângulo relativamente baixo e com uma velocidade também baixa. Isso faz com que ela provavelmente seja uma cratera secundária formada por detritos ejetados de uma cratera maior formada próxima.

Mais imagens em alta resolução do planeta vermelho podem ser encontradas aqui: http://hirise.lpl.arizona.edu/nea.php.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/04/hd-images-of-the-red-planet-a-world-without-footprints.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo