A observação da evidência de que o material foi recentemente movido na superfície marciana é uma lembrança de que o Planeta Vermelho é dinâmico, e em constante mudança, isso então nos deixa sempre animados quando se tem a chance de encontrar pares de imagens feitas pela câmera HiRISE que monitoram essas mudanças que ocorrem na superfície de Marte.
Essa imagem particular mostra dunas no hemisfério sul de Marte e quando se teve a chance de ver que ela era parte de um conjunto de imagens de monitoramento, podemos então olhá-la com mais atenção. A HiRISE já está a três anos seguidos registrando imagens dessas dunas para observar as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
A imagem feita no segundo ano com a mais recente podem ser comparadas. As observações foram feitas com diferentes condições de iluminação, assim, pode ser um pouco complicado comparar essas imagens e dizer com certeza o que são mudanças reais. Contudo, a imagem abaixo mostra diferenças marcantes. A nova imagem mostra valas nas dunas que claramente não estavam presentes na imagem anterior, o que significa que existiu uma atividade nessa região em algum momento entre a aquisição dessas duas imagens.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021733_1275