fbpx
23 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Very Large Telescope, o VLT Dançando Com as Estrelas


A imagem acima mostra O Very Large Telescope, VLT,  do ESO e as estrelas acima dele circulando o polo celeste sul. Essa pode ser considerada uma imagem muito menos espacial e mais terrestre, mostrando a fantástica tecnologia existente hoje para a pesquisa espacial. Além de tudo é uma imagem de tirar o fôlego.

O VLT, localiza-se no Cerro Paranal no deserto do Atacama no Chile, onde a sua grande altitude e as condições extremamente secas permitem que ar interfira pouco na luz proveniente das estrelas e que invade o telescópio, perturbando assim pouco a busca feita pelos mistérios do universo. Essa imagem registra o conjunto de 4 telescópios de 27 pés em um instantâneo que claramente nos dá a sensação de movimento. Na verdade a foto acima f feita a partir do empilhamento de 450 fotos individuais, cada uma delas com 20 segundos de exposição feitas hum período de mais de duas horas, criando assim esse belo efeito que podemos ver acima. Os telescópios parecem estar se movimentando, pois eles na verdade estão, esses telescópios se movimentam a noite toda à medida que diferentes objetos no céu são identificados como alvo de observação.

A imagem acima foi criada por Farid Char, um estudante da Universitad Católica del Norte do Chile. Para ver o funcionamento do VLT assista o vídeo abaixo. Para obter essa imagem com qualidade de papel de parede para o seu computador em diversos tamanhos, acesse: http://www.space.com/13369-stars-dancing-vlt.html.

Fonte:

http://www.popsci.com/technology/article/2011-10/very-large-telescope-captured-while-dancing-stars


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo