fbpx
22 de novembro de 2024

Imagem Mostra Região da Cratera Oppia Em Vesta Feita Pela Sonda Dawn


Essas imagens feitas com a câmera de enquadramento da sonda Dawn, mostram a cratera Oppia no asteroide Vesta, cratera essa que dá nome à região onde ela se localiza, o quadrante Oppia. A cratera Oppia é uma cratera distinta, pois ela tem um anel que possui uma forma pouco comum, ou seja, tem um formato quase que retangular. A imagem da esquerda é uma imagem de albedo, que foi feita diretamente através do chamado filtro limpo da câmera de enquadramento. Essas imagens de albedo medem a razão entre as feições brilhantes e escuras na superfície do objeto que está sendo observado. A imagem da direita usa a mesma imagem de albedo como base, mas é colorida com cores que representam a altura das feições topográficas ali observadas. A topografia é calculada a partir de um conjunto de imagens que foram feitas a partir de vistas diferentes do mesmo objeto permitindo assim que se pudesse reconstruir a estereografia. As áreas em branco e vermelho na parte inferior da imagem são as áreas mais altas e a área em azul no centro da cratera Oppia e na parte superior da imagem são as áreas mais baixas. As feições de deslizamento e escorregamento de terra que correm dentro da cratera Oppia podem ser observadas tanto na imagem de albedo como na imagem topográfica. Existe uma área acima da cratera Oppia que contém 2 pequenas crateras de impacto que se parecem com uma depressão na imagem de albedo. Mas na imagem topográfica claramente pode-se ver que não existe muita diferença de altura entre essa área e o terreno ao redor.

Essas imagens foram feitas da região localizada no chamado Quadrante Oppia e as coordenadas do centro da imagem são 6.5?S, 307.8?E. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com a sua câmera de enquadramento no dia 11 de Outubro de 2011. Essa imagem foi obtida a uma distância de 700 km da superfície do Vesta e tem uma resolução de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase da missão da  Dawn em Vesta chamada de HAMO, ou High Altitude Mapping Orbit. As imagens foram projetadas em mapa usando o sistema de projeção Lambert-azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20111213


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo