fbpx

Imagem Mostra o Planeta Vênus Transitando o Sol da Meia Noite

O dia de hoje, 20 de Junho de 2012, marca o solstício de verão para o hemisfério norte e consequentemente o solstício de inverno para o hemisfério sul da Terra, e acontecerá às 23:09 UT, ou 20:09 hora de Brasília. Nesse dia é quando o Sol alcança o seu ponto mais ao norte de declinação durante a sua jornada anual pelo céu da Terra. Esse deve ser para os moradores do hemisfério o dia mais longo do ano e consequentemente para os habitantes do hemisfério sul o dia mais curto do ano. Porém, para agluns, o Sol não irá se pôr e para outros ele não nascerá, esses fenômeno acontece para qualquer um que more acima da latitude 66.6 graus seja norte ou sul. Em certas regiões do hemisfério norte ocorre o fenômeno chamado de Sol da Meia Noite. E para quem mora em latitudes mais altas ainda esse evento já ocorre desde o início do mês. Para esses moradores, que tiveram a sorte ou a coincidência ou ambas as coisas, de morar numa região que ocorre o Sol da Meia Noite e que foi contemplado com a observação do trânsito de Vênus do dia 5/6 de Junho de 2012, imagens maravilhosas puderam ser feitas como a mostrada acima. Essa imagem foi feita na latitude de 69 graus norte e mostra o Sol um pouco acima de um horizonte montanhoso em Sortland na Noruega com uma bela visão do Mar Norueguês. Quando a foto foi feita o trânsito já estava em progresso, com a silhueta de Vênus podendo ser observada na parte superior esquerda do brilhante disco solar.

P.S.: Diferente do que muitos meios de comunicação costumam anunciar, o inverno e o verão não é o resultado da aproximação ou do afastamento da Terra do Sol. A órbita da Terra, sim é uma elipse, mas a excentricidade é baixíssima fazendo com que ela seja quase que uma circunferência. Além disso se o verão ou inverno fosse causado pela aproximação ou afastamento da Terra em relação ao Sol seria frio ou quente em todo  o planeta. As estações do ano derivam simplesmente da inclinação do eixo da Terra e devido a essa inclinação os raios solares atingem determinado hemisfério em uma determinada época do ano de forma mais oblíqua ou mais direta causando assim as estações. Fica a dica, sempre questionem o que vocês ouvem por aí.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120620.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .