fbpx
24 de novembro de 2024

Imagem Mostra Engenheiros da NASA Preparando Criotanque Inovador PAra Testes

0fd0193


observatory_150105A foto acima mostra engenheiros da NASA e da Boeing inspecionando e preparando um dos maiores tanques propelentes de foguetes composto já manufaturado para teste. O criotanque composto é parte do Game Changing Development Program and Space Technology Mission Directorate da NASA, que está inovando, desenvolvendo, testando e voando equipamentos que serão usados nas futuras missões espaciais da NASA. A NASA está focando nessa tecnologia pois os tanques compostos prometem uma redução de 30% do peso e uma economia de 25%, sobre os melhores tanques de metal usados atualmente. A parte externa do criotanque de 5.5 metros de diâmetro é do mesmo tamanho dos tanques propelentes usados nos foguetes de hoje em dia.

O tanque foi construído no Boeing Development Center em Tukwila, Washington, e como artistas, a equipe demonstrou sua paixão e sua dedicação ao trabalho. As assinaturas prateadas dos membros da equipe da NASA e da Boeing são visíveis no domo preto na parte terminal do tanque. O avião da NASA Super Guppy, entregou o tanque em Março de 2014 para o Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Ala., e o Kmag, um caminhão de carga com 96 rodas, transportou o tanque para a área de teste do Marshall Center. O tanque de 105992 litros será isolado e colocado na estande de testes onde será preenchido com hidrogênio líquido extremamente frio, ou como dizemos, em temperaturas criogênicas. As partes terminais de cor laranja do tanque são feitas de metal e serão acopladas às estandes de teste de modo que cargas estruturais poderão ser aplicadas, semelhantes àquelas que o tanque enfrentará durante o lançamento de foguetes. Esse avançado criotanque composto poderia beneficiar muitas das naves espaciais da NASA de exploração do espaço profundo, incluindo o Space Launch System da NASA, o maior e mais poderoso foguete já construído.

Fonte:

http://www.nasa.gov/centers/marshall/multimedia/photos/2014/14-063.html#.U0hHkK1dWcA


alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo