fbpx

Imagem Mostra Em Detalhe a Rocha Bathurst Inlet Examinada Pelo Rover Curiosity em Marte Durante o Sol 54

O rover Curiosity da NASA projetou sua câmera  Mars Hand Lens Imager (MAHLI) a 27 centímetros de distância do topo de uma rocha denominada de Bathurst Inlet para fazer um conjunto de imagens combinadas nessa visão apresentada acima. Essa imagem cobre uma área de 16 x 12 centímetros, e tem uma resolução de aproximadamente 105 micra por pixel.

O instrumento MAHLI fez as imagens que compõem essa visão usando um foco merge mais imagens detalhadas feitas da rocha durante o 54º dia de trabalho do Curiosity em Marte, ou seja, durante o Sol 54, equivalente ao dia 30 de Setembro de 2012. O principal cientista do instrumento MAHLI convidou toda a equipe científica do Curiosity para selecionar o alvo que seria inspecionado pelo MAHLI e pelo Alpha Particle X-Ray Spectrometer, outro instrumento também localizado no braço robótico do Curiosity.

A rocha Bathurst Inlet é cinza escura e parece ser formada por grãos tão finos que mesmo o MAHLI não conseguiu resolver os grãos e cristais individualmente na rocha. Isso significa que esses grãos ou cristais são menores que 80 micra em tamanho. Na imagem acima é possível ver que alguns grãos e algumas partículas de poeira se acumularam na superfície da rocha mas essa superfície é limpa se comparada, por exemplo, com o substrato abaixo da rocha repleto de pedregulhos (parte superior esquerda e inferior direita na imagem acima).

O instrumento MAHLI faz a integração de foco a bordo. As versões em resolução completa das oito separadas imagens que foram combinadas nessa visão não retornaram para a Terra, apenas versões menores foram encaminhadas.  Integrando as imagens a bordo reduz o volume de dados que precisa ser enviada para a Terra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2366.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .