fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Crateras Jovens na Superfície do Asteroide Vesta


Essa imagem feita em 6 de Dezembro de 2011, combina duas imagens separadas do gigantesco asteroide Vesta obtidas pela sonda Dawn da NASA. As imagens foram feitas pela chamada câmera de enquadramento da sonda Dawn. A imagem mais a esquerda usa os filtros do infravermelho próximo onde a cor vermelha é usada para representar o comprimento de onda de 750 nanômetros, a cor verde representa o comprimento de onda de 920 nanômetros e a cor azul o comprimento de onda de 980 nanômetros. A imagem a direita é uma imagem com as cores designadas pelos cientistas representando os diferentes tipos de rochas ou minerais existentes no Vesta, revelando um mundo muito variado, com camadas e ingredientes bem separados.

As crateras de impacto recentes observadas nessas imagens estão localizadas na região polar sul do Vesta, região essa que foi parcialmente coberta por deslizamentos de terra de crateras adjacentes. Isso pode sugerir que uma camada de material solto cobre a superfície do Vesta.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2126.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo