Essa imagem da parte frontal inferior e das áreas abaixo do rover Curiosity da NASA combina nove imagens feitas pela Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI do rover, durante o seu 34º dia de trabalho da missão em Marte, ou Sol 34, que correspondeu ao dia 9 de Setembro de 2012.
As câmeras Hazard-Avoidance frontais do Curiosity aparecem como um conjunto de quatro olhos azuis na parte central superior da imagem. Grãos finos da poeira marciana podem ser vistos nas rodas do rover que têm cerca de 40 centímetros de largura e 50 centímetros de diâmetro. A parte inferior do rover está a cerca de 66 centímetros acima do solo marciano. No horizonte na parte direita da imagem pode-se ver o Monte Sharp, com as dunas escuras na base.
A câmera que fez essa imagem está localizada numa torre de ferramentas localizada na parte terminal de seu braço robótico. As imagens feitas pela MAHLI no Sol 34 fez parte de uma grande semana repleta de atividades que tiveram como objetivo caracterizar o movimento do braço nas condições de Marte. Como isso foi feito para se obter novas informações sobre a operação do instrumento, a equipe da MAHLI notou que duas das nove imagens adquiridas para esse mosaico não estavam em foco.
O principal objetivo da câmera MAHLI do Curiosity é adquirir imagens detalhadas de alta resolução das rochas e do solo no local do rover na Cratera Gale. A câmera é capaz de focar qualquer alvo a uma distância de 2.1 centímetros até o infinito, fornecendo assim versatilidade para outros usos como visões do próprio rover de diferentes ângulos.
Fonte:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4655
Comente!