Imagem Mostra A Formação de Uma Estrutura Ao Redor De Uma Jovem Cratera Em Marte

Analisar a geologia de outros planetas é algo bem interessante e sempre surgem novos termos. Um desses termos é o chamado pedestal de uma cratera.

Esse pedestal surge quando o material que foi ejetado durante o processo de formação da cratera se estabelece ao redor da cratera recém-formada e é mais resistente à erosão do que o material ao redor. Com o passar do tempo o terreno circundante sofre erosão mais rápido do que o material ejetado, e isso forma uma estrutura parecida com um pedestal, em algumas crateras esse pedestal chega a ter centenas de metros de altura.

E nessa imagem feita pela câmera HiRISE da sonda MRO é possível ver uma cratera com aproximadamente 500 metros de diâmetro, que devido à sua preservação parece ser bem jovem em termos geológicos, e é possível observar o material ao seu redor alto já, indicando o estágio inicial do desenvolvimento de um pedestal de cratera.

Um fato interessante é que nessa imagem o pedestal aparenta ser bem simétrico, isso normalmente não acontece, em outras imagens dessa estrutura, o material ejetado se apresenta de forma assimétrica.

Além disso é possível ver na imagem muitos rastros escuros, esses rastros são causados pelos famosos Dust Devils, ou redemoinhos de poeira que são bem comuns em Marte.

Fonte:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_039936_1330

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo