fbpx

Imagem Mostra A Caverna de Gelo das Montanhas Big Snowy em Montana

A foto acima mostra uma caverna de gelo localizada próxima de Crystal Lake nas Montanhas Big Snowy na parte central de Montana. As colunas atrás do explorador são de gelo sólido e ele mesmo está de pé sobre o gelo. A maior parte, se não todo o gelo das cavernas em Montana são encontrados no Calcário Madison. Essa formação é recheada de cavernas e cavidades. De fato, a caverna mais famosa de Montana, as Cavernas Lewis e Clark, se formou no Calcário Madison. Ao contrário do que o nome pode indicar, as cavernas de gelo, não são formadas por gelo, mas sim a caverna de gelo é um lugar que se mantém frio o suficiente para que o gelo fique ali por muito tempo, talvez durante um ano inteiro. A temperatura do ar na caverna é normalmente mais fria do que a temperatura do ar fora dela durante o verão mas mais quente durante o inverno. Isso ocorre porque as cavernas são bem isoladas pela espessura de rocha ao seu redor, contudo, poucas se mantém tão frias para que o gelo persista até mesmo nos meses de verão.

A densidade do ar tem um papel fundamental na persistência do gelo em algumas das cavernas de Montana. As moléculas de ar frio são próximas o suficiente e movem-se bem devagar. Isso faz com que o ar frio seja mais denso, ou seja, mais pesado em um determinado volume do que o ar quente. Como resultado, o ar frio tende a afundar para um ponto mais baixo, nesse caso a base da caverna. Adicionalmente a isso, como um congelador  horizontal, aqueles que tem se abrem para cima, as cavernas de gelo são configuradas de modo que suas entradas estejam localizadas mais altas do que as profundezas da caverna. Assim, o ar frio que flui para baixo não pode voltar e sair da caverna. Ao invés disso, o ar fica lá dentro, sem ser perturbado, permitindo que o gelo se forme durante o inverno e permaneça intacto durante até mesmo os dias mais quentes do verão.

A ilustração acima mostra que em uma caverna de gelo, à esquerda, não existe saída para o ar frio. Em uma caverna, dita “normal”, o ar frio circula por dentro da caverna e é trocado pelo ar mais quente durante a primavera e o verão. Essa foto foi feita no dia 19 de Agosto de 2009.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/08/snowy-mountain-ice-cave.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .