Embora possa parecer para os nossos olhos como somente outra imagem dos anéis, essa imagem infravermelha dos anéis de Saturno foi feita com um filtro especial que somente polariza a luz numa direção. Os cientistas podem usar essas imagens para aprender mais sobre a natureza das partículas que constituem os anéis de Saturno.
O ponto brilhante nos anéis é o opposition surge, ponto onde o ângulo entre Sol-Anéis-Sonda passa pelo zero graus. Os cientistas que estudam os anéis podem também usarem o tamanho e a magnitude desse ponto brilhante para aprenderem mais sobre as propriedades de superfície das partículas dos anéis.
Essa imagem foi feita com a lente da sonda Cassini apontada na direção iluminada dos anéis de um ponto a aproximadamente 19 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 18 de Agosto de 2013 usando um filtro espectral sensível aos comprimentos de onda do infravermelho próximo, centrado em 705 nanômetros.
A imagem acima foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.1 milhões de quilômetros de Saturno com o conjunto Sol-Anéis-Sonda em fase com ângulo de 7 graus. A escala da imagem é de 68 quilômetros por pixel.
Para mais informações sobre a missão Cassini, visitem: www.nasa.gov/cassini.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/infrared-image-of-saturns-rings/#.Ut8zrBBTvRY