No dia 7 de Outubro de 2018, um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, a ISS, fez essa foto enquanto o laboratório estava a uma altura de mais de 400 quilômetros sobre a Austrália.
A coloração laranja evelopando a Terra é conhecida como airglow, bandas difusas de luz que atingem entre 80 e 650 km na nossa atmosfera. O fenômeno tipicamente acontece quando moléculas, na sua maior parte nitrogênio e oxigênio são energizadas pela radiação ultravioleta da luz solar. Para liberar essa energia, os átomos na atmosfera inferior colidem e perdem energia durante a colisão. O resultado é um brilho colorido conhecido como airglow.
O airglow revela algumas coisas que acontecem na parte superior da nossa atmosfera. Ela pode ajudar os cientistas a aprenderem sobre o movimento das partículas perto da interface da Terra com o espaço, incluindo as conexões entre o clima espacial e o clima da Terra. Os satélites oferecem uma maneira de se estudar essa zona dinâmica. O satélite Ionopheric Connection Explorer, ou ICON da NASA ajudará os cientistas a entenderem os processos físicos que funcionam onde a atmosfera da Terra interagem com o espaço perto da Terra.
Fonte: