Os olhos direito e esquerdo da Navigation Camera (Navcam) do rover Curiosity da NASA fez dezenas de imagens que foram combinadas nessa cena estereográfica do rover e dos arredores de onde ele está localizado. As imagens que compõem a cena acima foram feitas durante os dias marcianos de trabalho do rover 166, 168 e 169. Esses dias de trabalho em Marte, são chamados de Sols e correspondem aos dias 23, 25 e 26 de Janeiro de 2013. A cena aparece tridimensional quando vista através dos famosos óculos 3D, isso, aqueles mesmos, que têm uma lente vermelha e outra azul. A cena acima se espalha por 360 graus com o Monte Sharp no horizonte sul.
Em primeiro plano no centro, o braço do rover segura a torre de ferramentas acima do alvo chamado de Wernecke, no pedaço de rocha, lamito com veios, conhecida como John Klein. No Sol 169, o rover Curiosity usou a sua escova e o instrumento chamado de Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI no Wernecke. Aproximadamente duas semanas depois disso, o Curiosity usou sua furadeira para perfurar 30 centímetros de rocha à direita de Wernecke e coletar a primeira amostra resultante de uma perfuração do interior do planeta Marte. Esse anáglifo, como são conhecidas as imagens tridimensionais, foi gerado com imagens como capturadas pelo Curiosity. Outra versão editada de modo a otimizar a visualização 3D pode ser encontrada abaixo.
Os mosaicos abaixo obtidos pelo olho esquerdo e direito, respectivamente da câmera do rover foram combinados para montar a imagem estereográfica.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o projeto Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O JPL, desenhou e construiu o rover Curiosity e a sua câmera Navcam.
Fonte:
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16847.html