fbpx
24 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Detalhes da Galáxia Espiral Barrada NGC 2217


Essa imagem mostra a forma de redemoinho da galáxia NGC 2217, na constelação de Canis Major (O Grande Cão). Na região central da galáxia existe uma distinta barra de estrelas dentro de um anel oval. Mais distante, um conjunto de braços espirais quase que formam um anel circular ao redor da galáxia. A NGC 2217 é classificada como sendo uma galáxia espiral barrada, e sua aparência circular indica que nós estamos observando-a de frente.

Os braços espirais externos possuem uma coloração azulada indicando a presença de estrelas jovens luminosas e quentes, nascendo de nuvens de gás interestelar. O bulbo central e a barra são amareladas na aparência, devido a presença de estrelas mais velhas. Listras escuras podem ser vistas em locais contra os braços da galáxia e o bulbo central, onde linhas de poeira cósmica bloqueiam parte da luz das estrelas.

Acredita-se que  grande parte das galáxias espirais no universo local, incluindo a nossa, a Via Láctea, tenham uma barra de algum tipo e essas estruturas possuem um papel importante no desenvolvimento da galáxia. Elas podem, por exemplo, afunilar o gás em direção ao centro da galáxia ajudando a alimentar um buraco negro central ou formar novas estrelas.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1204a/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo