Imagem Espetacular Feita Por Satélite da NASA Mostra a Lava Fluindo no Vulcão Kilauea

Novas imagens de satélite da NASA capturaram um fluxo de lava quente da Fissura 8 do vulcão Kilauea no Havaí. O fluxo da Fissura 8 se estende da região conhecida como Leilani Estates até o Oceano Pacífico, com os pontos de entradas principais do oceano perto de Ahalanui.

As imagens foram feitas pelo instrumento conhecido como Advanced Thermal Emission and Reflection, um radiômetro que viaja a bordo do satélite Terra da NASA, e foi feita no dia 25 de Julho de 2018. Na imagem acima, a vegetação é mostrada em vermelho, e as nuvens em branco. O fluxo de lava detectado pelos canais térmicos infravermelhos do ASTER está sobreposto na imagem em amarelo. A imagem acima cobre uma área de 15.3 por 18.6 quilômetros.

A Fissura 8 é uma das fissuras mais ativas das muitas que se abriram no solo desde que o Kilauea entrou em erupção no início de Maio de 2018. Detritos que saem voando da interação explosiva entre a lava e a água é uma séria ameaça nos locais de entrada perto do oceano. A interação também cria as chamadas lazes, ou plumas formadas por ácido hidroclórico e partículas vulcânicas, que irritam os olhos e a pele.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele é o vulcão mais jovem e mais a sudeste dos vulcões existentes na Ilha do Havaí.

Fonte:

[https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7201]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.