O grande olho da lua de Saturno Mimas, uma cratera com 130 quilômetros de diâmetro, chamada de Cratera Herschel, parece se destacar e olhar atentamente para fora da lua totalmente agredida por impactos de meteoros. Alguns pequenos anéis dentro do grande Anel F de Saturno são resolvidos nessa imagem, e a pequena lua Atlas também pode ser vista um pouco apagada fora do sistema de anéis principais.
Mimas tem 397 quilômetros de diâmetro, a imagem acima mostra principalmente o hemisfério da lua que é voltado contra o planeta Saturno. Atlas é bem menor e possui somente 32 quilômetros de diâmetro.
A imagem acima foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 5 de Abril de 2015, a uma distância aproximada de 2.1 milhões de quilômetros de Mimas e com o conjunto, Sol-Mimas-Cassini em fase com um ângulo de 72 graus. A imagem tem uma escala de 13 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washignton, D.C. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento fica baseada no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Fonte:
http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia06654.html