fbpx

Imagem do Hubble Mostra o Arp 274 Um SIstema Composto Por Três Galáxias


O Arp 274, também conhecido como NGC 5679 é um sistema composto por três galáxias que parecem estar parcialmente se sobrepondo na imagem, embora elas na verdade se localizam a distâncias bem diferentes. As formas espirais de duas dessas galáxias aparecem mais intactas na imagem. A terceira galáxia (a galáxia localizada mais a esquerda) é mais compacta, mas mostra evidências de formação de estrelas.

Duas das três galáxias estão formando novas estrelas a taxas elevadas. Isso é evidente nos nós brilhantes azuis de formação de estrelas que se espalham ao longo dos braços da galáxia à direita e ao longo da pequena galáxia à esquerda.

A maior galáxia está localizada no meio das três. Ela aparece como uma galáxia espiral que pode ser barrada. O sistema como um todo reside a aproximadamente 400 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Virgo.

A Wide Field Planetary Camera 2 do Telescópio Espacial Hubble foi usada para fazer essa imagem do sistema Arp 274 em Abril de 2011. Os filtros de cor azul, da luz visível e do infravermelho foram combinados com um filtro que isola as emissões de hidrogênio para montar a imagem final. As cores nessa imagem refletem a cor intrínseca das diferentes populações estelares que constituem as galáxias. As estrelas amareladas mais velhas podem ser vistas no bulbo central de cada galáxia. Um aglomerado central brilhante de estrelas marca cada um dos núcleos galácticos. As estrelas azuis mais jovens traçam os braços espirais, juntamente com nebulosas rosadas que estão sendo iluminadas pelas novas estrelas em formação. A poeira interestelar tem sua silhueta destacada contra a população estelar. Um par de estrelas no primeiro plano da imagem localizadas dentro da nossa Via Láctea pode ser visto à direita na imagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2045.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .