fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem do Envisat Mostra o Rio Indo Visto do Espaço


Essa imagem do Envisat apresentada nesse post mostra parte do oeste da Índia e sul do Paquistão com o Rio Indo serpenteando pela província de Sindh do Paquistão antes de desembocar no Mar da Arábia.

Com um comprimento total de 3000 km, o Rio Indo fornece fontes essenciais de água para a população do Paquistão. A área é conhecida por ter como base a agricultura de subsistência, onde o algodão, arroz, trigo e muitas outras frutas são produzidas.

O Rio Indo inunda toda a sua planície durante a estação de monção. No último ano, em particular chuvas pesadas causaram inundações severas que afetaram milhões de pessoas.

A área em vermelho na parte central inferior da imagem cobre um pântano de sal sazonal que existe sobre a divisa entre o Paquistão e o oeste da Índia. Durante a monção de verão na Índia, a área de argila salgada é preenchida com água e se torna uma importante área alagada fornecendo alimento para os flamingos que vivem na região.

Essa imagem é na verdade uma compilação feita a partir de três passagens do radar do Envisat em 15 de Maio, 14 de Julho e 12 de Setembro. Cada uma foi colorida com uma cor (vermelho, verde e azul) e as imagens foram combinadas para produzir essa representação. As cores revelam as mudanças ocorridas na superfície entre cada uma das passagens do Envisat.

Essa imagem foi o tema do vídeo Image of The Week, apresentado nesse post: http://cienctec.com.br/wordpress/?p=23376.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEM1RH8XZVG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo