Na imagem acima feita pelo satélite Envisat, nuvens cobrem o Mar do Norte e varrem o estreito entre a Dinamarca (canto inferior direito) e a Noruega (parte central superior).
No canto superior direito, um cobertor mais espesso de nuvens cobre a parte sudeste da Noruega e se espalha sobre a Suécia.
Localizada na península Escandinávia, a Noruega é o país mais ao norte da europa e é famosa pelos fiordes. Alguns deles são visíveis nessa imagem como as linhas escuras entre a terra branca coberta de neve.
Durante a era glacial, o gelo e os rios cavaram profundos vales nas montanhas. À medida que o clima mudou, mais gelo derreteu e os vales foram gradativamente preenchidos com a água salgada da costa dando assim origem aos fiordes.
Perto do topo da imagem, nós podemos ver parte do fiorde maior e mais profundo da Noruega, o Sognefjord. Ele se espalha por 205 km para dentro da terra, alcançando uma profundidade máxima de mais de 1300 metros abaixo do nível do mar.
A linha de costa do país e os profundos fiordes oferecem uma variedade única de áreas de pesca, bem como as boas condições para a estocagem de peixes, fazendo assim da Noruega a maior nação pesqueira da Europa.
A piscicultura tem um papel importante na economia nacional, e as fazendas de salmão do Atlântico representam mais da metade do suprimento mundial.
No canto inferior direito, nós podemos ver parte da península Jutland da Dinamarca com pequenos e grandes corpos de água pontuando o terreno plano.
Essa imagem foi adquirida a um ano atrás no dia 31 de Janeiro de 2012.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Earth_from_Space_Scandinavian_snows%20