A imagem acima mostra a parede de uma marca feita pela roda do rover Curiosity da NASA numa feição chamada de ripple de areia em Marte. A metade superior da imagem mostra uma pequena porção da parede lateral da marca e um pouco do assoalho da marca (parte inferior da imagem). A proeminente depressão com anéis na parte inferior central da imagem foi formada por uma das marcas presentes na rodo do rover Curiosity.
Os maiores grãos de areia observados nessa imagem têm entre 1 e 2 milímetros. Esses grãos maiores estão no topo do ripple e caíram na depressão quando a marca foi feita. Grande parte desse ripple de areia é formado por grãos menores com tamanho variando de 50 a 200 micra.
A marca como um todo tem 50 centímetros de largura, ou seja, a largura da roda do Curiosity.
Essa imagem, que foi feita pelo instrumento Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, é na verdade o produto da fusão de oito imagens adquiridas com oito focos ligeiramente diferentes para trazer os detalhes da parede, do talude, e do assoalho da marca feita no solo marciano. A fusão foi realizada a bordo do instrumento MAHLI para diminuir o tamanho e reduzir o volume de dados a serem transmitidos para a Terra.
A imagem foi adquirida pelo instrumento MAHLI, com a sua lente posicionada a 12 centímetros do alvo. A escala da imagem é de 50 micra por pixel. A imagem cobre uma área aproximada de 8 por 6 centímetros. A imagem foi adquirida no dia 4 de Outubro de 2012, também conhecido como Sol 58, ou seja, o 58? dia de trabalho do rover Curiosity em solo marciano.
Fonte:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4788