fbpx

Imagem da Sonda Vênus Express Mostra Colar Frio Em Uma Imagem Ultravioleta de Vênus

A câmera de monitoramento de Vênus fez essa imagem no ultravioleta (0.365 micrômetros) de uma distância de aproximadamente 30000 km.

Essa imagem mostra numerosas feições de elevado contraste, causadas por uma química desconhecida nas nuvens que absorvem a luz ultravioleta criando assim zonas brilhantes e escuras.

Com os dados obtidos pela sonda Vênus Express, os cientistas estão aprendendo que as áreas equatoriais da Vênus que aparecem escuras na luz ultravioleta são regiões de temperatura relativamente alta, onde intensa convecção está trazendo material escuro das partes inferiores do planeta. Em contraste as regiões brilhantes nas latitudes intermediárias são áreas onde a temperatura na atmosfera diminui com a profundidade. A temperatura alcança um mínimo nos topos das nuvens suprimindo a mistura vertical. Esse anel de ar frio chamado de colar frio, aparece como uma faixa brilhante nas imagens feitas na luz ultravioleta.

Fonte:

http://www.esa.int/esa-mmg/mmg.pl?b=b&type=I&mission=Venus%20Express&single=y&start=1

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .