fbpx

Imagem da Sonda Cassini Mostra Anéis Surgindo A Partir da Sombra de Saturno

Os anéis de Saturno parecem explodir e se curvarem de forma graciosa ao redor do planeta. O satélite Prometheus com seus 86 quilômetros de diâmetro, aparece como um pequeno ponto brilhante tocando a parte de dentro do estreito anel F. O satélite Atlas com seus 30 quilômetros de diâmetro é também visível, apagado, um pouco acima e a esquerda de Prometheus um pouco pra fora da borda do anel A.

A sombra de Saturno corta os anéis na parte superior direita da imagem. Alguns raios escuros e estreitos são visíveis próximos da curva do anel B, um pouco a esquerda do centro da imagem.

Essa imagem foi feita com a sonda olhando na direção do lado não iluminada dos anéis 13 graus acima do plano dos anéis. Essa imagem final foi gerada a partir de imagens obtidas usando os filtros espectrais vermelho, verde e azul que foram combinados para gerar essa imagem na cor natural. As imagens utilizadas foram obtidas com a Wide Angle Camera da sonda Cassini no dia 4 de Julho de 2008 a uma distância aproximada de 1.2 milhões de quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 71 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://dailyrings.org/2011-08-14/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .