Imagem da Pluma do Vulcão Eyjafjallajökull a Partir de Uma Vila na Islândia

Essa imagem foi feita de uma vila local da Islândia e mostra a pluma gerada pela erupção do vulcão Eyjafjallajökull, que vem causando uma catástrofe sem precedentes no tráfego aéreo da Europa, essa nova fase de erupção do vulcão teve início em 14 de Abril de 2010. Ela é na verdade a continuação da atividade de erupção iniciada em 20 de Março de 2010.

Durante a fase inicial de erupções, entre 20 de Março de 2010 e 12 de Abril de 2010 a lava fluiu pelas laterais do vulcão , por fora da cobertura de neve. Após um curto período de silêncio um novo conjunto de crateras se abril na manhã de 14 de Abril de 2010 abaixo do gelo que cobria o cume central do vulcão. Essa fase de erupções foi precedida por terremotos e erupções menores. A água derretida começou a emanar da capa de gelo e a pluma de erupção foi observada no início do dia. Com isso as observações visuais estão limitadas pela nuvem sobre o vulcão, mas por meio de um radar a bordo de um avião islandês, foi possível fazer imagens dessas crateras. As cinzas da erupção subiram a mais de 8 km de altura e começaram a ser defletidas devido a ventos que sopram do oeste para o leste causando assim todo o transtorno aéreo.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/04/image-of-the-day-icelands-eyjafjallajökull-volcano-up-close-weekend-feature.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.