O Dao Vallis é um canal que começa no flanco sudeste do grande vulcão de baixo relevo Hadriaca Patera e se estende na direção sudoeste através das terras altas do sul de Marte, por aproximadamente 1000 quilômetros terminando perto da Bacia Hellas. Canais como esse são geralmente pensados como sendo o resultado de catastróficos lançamentos de enormes quantidades de água que criam inundações que rasgam a superfície pelo período de dias e até alguns meses.
A imagem da HiRISE mostra a parede sul do Dao Vallis, um pouco acima da confluência com o Niger Vallis. As valas que fluem dentro do Dao Vallis começam abaixo do topo da parede do vale e erode através das camadas superiores de rochas. Depósitos de valas aparecem sobrepondo o material que preenche o interior do vale. Esse material que preenche o vale foi provavelmente rico em gelo e flui pela parede do vale de maneira similar com o que acontece na Terra com o vagaroso movimento de material glacial.
Localizado além das valas no interior do vale está uma intrigante feição parecida com uma crateras e que é circundada por fraturas concêntricas. Essas fraturas permitiram que o gelo sublimasse para a atmosfera a partir de materiais na subsuperfície causando o progressivo colapso das paredes da cratera e resultando na formação do terreno característico de seu interior. Sedimentos finos são armazenados no interior e são retrabalhados pelos ventos locais formando dunas na porção central do interior da cratera.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_024315_1435