fbpx

Imagem da Cassini Revela a Grandiosidade de Saturno Perante Seus Satélites


Um par de luas de Saturno aparece de forma significante comparadas com a imensidão do planeta nessa imagem feita pela sonda Cassini ao longo do terminador do planeta, ou seja, ao longo da linha que divide o dia da noite em Saturno.

A lua maior, Encélado, tem 504 quilômetros de diâmetro, aparece na esquerda um pouco mais perto do centro da imagem. Epimeteu, com 113 quilômetros de diâmetro aparece como uma pequena mancha escura na parte mais a esquerda da imagem, à esquerda de Encélado, um pouco abaixo da fina linha dos anéis. Os anéis geram sombras largas no hemisfério sul do planeta Saturno.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontando na direção norte, para o lado iluminado dos anéis de Saturno e um pouco acima dos seus planos.

A imagem acima, foi feita com a câmera de grande abertura da sonda Cassini, no dia 4 de Novembro de 2011, usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda da luz infravermelha centrado em 752 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.2 milhões de quilômetros de Saturno e a aproximadamente 1 milhão de quilômetros de Encélado e Epimeteu. A escala da imagem é de 75 quilômetros por pixel em Saturno, 60 quilômetros por pixel em Encélado e 66 quilômetros por pixel em Epimeteu.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14587


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo