Iluminando a Hanny’s Voorwerp

A hipótese atual para explicar a física por trás da nebulosidade verde chamada de Hanny’s Voorwerp é que ela é parte de uma imensa nuvem de gás, iluminada e aquecida por um núcleo de galáxia ativo no centro da galáxia vizinha IC 2497.

A imagem aqui reproduzida mostra uma composição de uma imagem de rádio recentemente publicada do centro da IC 2497 juntamente com uma imagem óptica da galáxia que mostra a Hanny’s Voorwerp.

Usando o European Very Long Baseline Interferometry Network (EVN) foi possível confirmar a existência de uma fonte pontual central em adição a outra fonte recentemente identificada (visível como pontos roxos na imagem). Uma interpretação direta é que nós estamos olhando para um AGN com jatos direcionados para a Hanny’s Voorwerp que está interagindo com o material interestelar ao redor do núcleo da IC 2497.

Com o Multi-Element Radio Linked Interferometer Network (MERLIN) do Reino Unido nós também detectamos a extensão de uma emissão ao redor das duas fontes pontuais. A maioria das emissões de radio são provenientes de uma fonte estendida, essa morfologia juntamente com as medidas de infravermelho distante sugerem que essa região nuclear é um local de massiva formação de estrelas (produzindo 70 massas solares em estrelas por ano, quatro vezes mais do que a galáxia de formação de estrelas mais próxima, a M82).

Regiões de formação de estrelas nucleares podem possuir uma grande quantidade de gás e poeira. Então, as novas observações de rádio oferecem uma óbvia explicação por que o AGN no centro não foi detectado em outros comprimentos de onda, esse tipo de feição pode ficar muito bem escondida por trás de uma verdadeira cortina de gás e poeira.

Fonte:

http://www.astron.nl/dailyimage/index.html?main.php?date=20100709

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.