Icebergs na Costa da Antártica

Dois grandes icebergs são levados pela corrente ao longo da costa do Leste da Antártica no início de Março de 2010. Como foi aqui noticiado em meados de Fevereiro de 2010, o iceberg B-09B do tamanho da ilha de Rhode Island, colidiu com a “língua” protuberante da geleira Mertz ao longo da costa de George V. A geleira Mertz já estava em processo de desprender o iceberg quando o B-09B acelerou esse processo, deixando assim dois icebergs do tamanho de cidades vagando pela costa do continente gelado.

O Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a bordo do satélite Aqua da NASA capturou essa imagem em cor verdadeira do iceberg B-09B e do novo iceberg criado após a colisão com a Geleira Mertz. Entre cada iceberg e a linha de costa é possível observar confusão de pequenos pedaços de gelo. Mais longe no mar, delicados redemoinhos brancos indicam uma camada gelo relativamente fina sobre o mar. Nuvens ocasionais flutuando sobre o continente projetam suas sombras na superfície gelada da Antártica.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43085

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.