Iceberg Gerado pela Geleira Mertz é Visto do Espaço

A Geleira Mertz escorre do leste da Antártica ao longo da costa da Ilha George V. A geleira forma uma longa e estreita “língua” que termina no oceano, apontando para a direção geral da Austrália e Nova Zelândia. Uma imagem do satélite europeu (segunda imagem) mostra a língua inteira da geleira e mostra também sua superfície totalmente enrugada.  Rachaduras profundas dão a geleira uma textura áspera.

A Geleira Mertz normalmente produz icebergs que navegam no Oceano Atlântico sul e em 10 de janeiro de 2010, o equipamento chamado de Advanced LAnd Imager (ALI), a bordo do satélite da NASA Earth Observing-1, capturou essa imagem em cor verdadeira de um iceberg que se soltou da língua da geleira. Similar à geleira que o originou, esse iceberg também mostra uma superfície enrugada, acentuada aqui na imagem pela posição relativa do Sol no momento da imagem. Medindo 8.5 km por 9.5 km esse iceberg está envolto por pedaços de gelo que podem ter origem também na Geleira Mertz.

Icebergs que se soltam da costa da Antártica são freqüentemente guiados pelas correntes oceânicas e ficam circulando o continente, situação que pode se manter por meses e até anos dependendo das condições de congelamento do mesmo. Alguns icebergs, entretanto, migram para o norte e devido ao calor são desintegrados. Observando a resposta de um iceberg a um clima mais quente, os cientistas podem fazer previsões sobre como as calotas de gelo podem responder no caso de um aquecimento muito grande. O projeto denominado AMIGOberg, realiza esse tipo de estudo.

Fontes:

http://spacefellowship.com/news/art18013/iceberg-off-mertz-glacier-tongue-as-seen-from-space.html

Site ESA

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.