Hyperion – O Maior Protoaglomerado de Galáxias do Universo – Space Today TV Ep.1524

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

—————————————————————————–

Nós sabemos que os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas do universo.

Atualmente já descobrimos e observamos muitos.

Esses aglomerados são muito importantes para podermos entender um pouco sobre a evolução do universo e a dinâmica das galáxias.

Porém, os grandes aglomerados de galáxias que conhecemos estão no chamado universo próximo, já estão numa fase madura.

O ideal mesmo seria estudar um aglomerado de galáxias no chamado universo primordial, isso seria espetacular, pois poderíamos entender de forma mais completa esse processo de evolução do universo.

Isso acabou de ser feito, um grupo de astrônomos usando o VLT do ESO e o instrumento VIMOS descobriu o maior proto-aglomerado de galáxias no universo primordial.

O monstro, tem uma massa estimada em 1 quatrilhão de vezes a massa solar, fica localizado na constelação de sextante, se chama Hyperion e o seu desvio para o vermelho é tão alto que permitiu os astrônomos estimarem a sua existência somente 2 bilhões de anos depois do Big Bang.

Isso é impressionante, pois estruturas assim só são observadas muito depois na história do universo.

O Hyperion possui uma estrutura muito complexa, com pelo menos 7 regiões de alta densidade ligadas a filamentos de galáxias, e o seu tamanho é comparado ao de aglomerados próximos, mas com esturtura diferente.

A diferença estrutural se deve ao fato dos aglomerados modernos terem tido tempo para se desenvolver e o hyperion ainda não.

Essa descoberta é muito importante para quem quer estudar a evolução do universo, pois ela nos dá a chance de entender como o universo se desenvolveu, poderemos entender melhor o processo de formação de aglomerados de galáxias, e contar a história dessas gigantescas estruturas em larga escala.

Então está aí, mais um recorde para a astronomia, descoberto o maior proto-aglomerado de galáxias no universo primordial.

Artigo: