Hubble Trintão 4 – M100 Depois da Correção – 1994

Era chegada a hora de arrumar o Hubble. Logo que o Hubble abriu seus olhos, os pesquisadores notaram que as imagens não eram como eles esperavam, o Hubble estava míope. Então, depois de uma grande briga no congresso, foi possível aprovar uma missão de serviço para o Hubble, que aconteceu em 1993. E para testar se tudo estava bem, o Hubble observou a galáxia M100.

A imagem acima mostra o centro da M100, feita pelo Hubble depois da primeira missão de serviço, mostrando a melhora nas imagens do telescópio espacial.

Os astronautas da missão instalaram o sistema COSTAR, um sistema que corrigiu a miopia do Hubble, além disso, os painéis solares foram trocados e foi instalada a Wide Field and Planetary Camera 2. A imagem acima foi feita com esse novo instrumento.

A M100 é um dos membros mais brilhantes do Aglomerado de Galáxias Virgo. A galáxia espiral tem dois braços proeminentes de estrelas brilhantes e alguns braços mais apagados.

Para você ver como a imagem melhorou, abaixo está a comparação da M100 antes da missão de serviço e depois da correção.

Fonte:

https://hubblesite.org/contents/news-releases/1994/news-1994-01.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.