fbpx
23 de novembro de 2024

Hubble Revisita a Nebulosa da Cabeça do Macaco Para A Foto de Seus 24 Anos no Espaço

heic1406a


observatory_15010541Para celebrar seu vigésimo quarto ano em órbita, o Telescópio Espacial Hubble da ESA/NASA lançou uma nova bela imagem de parte da NGC 2174, também conhecida como a Nebulosa da Cabeça do Macaco. Essa região colorida é preenchida com jovens estrelas mergulhadas dentro de brilhantes filamentos de gás e poeira cósmica.

A NGC 2174 localiza-se a cerca de 6400 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Orion, o Caçador. O Hubble tinha visto essa parte do céu anteriormente em 2001, criando uma imagem espetacular lançada em 2011, e o telescópio espacial revisitou agora a região para celebrar o seu vigésimo quarto ano de operação.

heic1406b


As nebulosas são os alvos favoritos do Hubble. Suas plumas coloridas de gás e brilhantes estrelas cria imagens realmente maravilhosas. Algumas das imagens mais famosas do Hubble são de nebulosas – por exemplo, no aniversário de 22 anos, o Hubble lançou uma imagem da Nebulosa da Tarântula e no seu aniversário de 23 anos uma imagem da Nebulosa da Cabeça do Cavalo, além de um festival de imagens em 2012 da nebulosa planetária NGC 5189.

Os detalhes mostrados nessa imagem localizam-se dentro da NGC 2174, uma nebulosa que tem um nome mais comum, a Nebulosa da Cabeça do Macaco, devido à sua forma característica quando observada em imagens de ângulos mais amplos.

heic1406c


A nebulosa é um violento berçário estelar, empacotado com os ingredientes necessários para a formação de estrelas. Contudo, a receita para cozinhar novas estrelas não é muito eficiente e mais ingredientes precisam ser adicionados como nuvens de gás e poeira dispersas. Esse processo é acelerado pela presença de estrelas jovens e quentes furiosas que geram ventos de alta velocidade, ventos esses que ajudam a soprar o gás.

Uma vibrante paleta de cores pode ser vista nessa nova imagem da NGC 2174. Nuvens de poeira são mostradas na cor marrom escura, e se destacam contra um fundo de gás azul brilhante. Essas tonalidades são formadas pela combinação de algumas imagens do Hubble, feitas com diferentes filtros coloridos, para dessa maneira, revelar uma vasta coleção de cores que normalmente não são observadas pelo olho humano.

heic1406d


A cereja no topo desse bolo de aniversário cósmico tem a foram de jovens estrelas brancas e rosas espalhadas entre as nuvens brilhantes, se afastando do berçário onde foram formadas. O ingrediente principal na NGC 2174 é o gás hidrogênio, que é ionizado pela radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens. Como resultado, essa região é também conhecida como Região HII – uma grande nuvem de gás ionizado.


Essa imagem marca os 24 anos do Hubble. Esse marco será posteriormente celebrado numa conferência que deve acontecer em Roma, na Itália, em Março desse ano. A conferência, intitulada Sicence With The Hubble Space Telescope IV, destacará e celebrará os avanços científicos que o Hubble tem feito nas últimas décadas além de olhar para o futuro em tópicos e questões fundamentais que darão forma às pesquisas no campo da astrofísica nas próximas décadas.


Essa porção da Nebulosa da Cabeça do Macaco foi imageada em infravermelho usando a Wide Field Camera 3 do Hubble. A imagem anterior feita com a Wide Field Camera 2 de 2011 inspirou a escolha desse alvo para celebrar os 24 anos do Hubble no espaço. Uma versão processada dos dados obtidos com a WFPC2 entrou na competição de processamento de imagens, conhecida como Hubble´s Hidden Treasures, pelo competidor Yurij Tukachev.



Fonte:

http://www.spacetelescope.org/news/heic1406/

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo