fbpx

Hubble Revela Um Verdadeiro Rio de Formação de Estrelas!!!

O Hubble revisitou um antigo alvo dos astrônomos, o chamado Hickson compact Group 31, ou HCG 31. Esse é um agrupamento de galáxias, e na mais nova imagem desse grupo, o Hubble conseguiu registrar com perfeição um verdadeiro rio de formação de estrelas, resultado da interação de 4 galáxias anãs. O brilhante e distorcido agrupamento de estrelas jovens azul esbranquiçadas, na parte superior direita do centro da imagem, é a NGC 1741. Embora pareça ser uma única galáxia, a NGC 1741 é na verdade um par de galáxias anãs em colisão. Outra galáxia anã, uma galáxia em forma de charuto, à direita do par NGC 1741 se junta a essa dança cósmica com uma fina e azulada corrente de estrelas que acaba conectando o trio. O quarto membro do grupo HCG 31 é revelado pela corrente de estrelas jovens e azuis que aponta para uma galáxia na parte inferior esquerda do centro e indica a sua interação com as outras 3 galáxias. O objeto brilhante bem no centro da imagem, uma estrela, está situada entre a Terra e o HCG 31.

Os encontros entre galáxias anãs normalmente são observados a bilhões de anos-luz de distância da Terra, e ocorreram a bilhões de anos atrás, mas o HCG 31 está localizado a cerca de 166 milhões de anos-luz da Terra, relativamente próximo para os parâmetros cósmicos desse tipo de interação. A imagem recém-lançada, que é uma revisão desse grupo de galáxias, enfatiza as regiões de formação de estrelas criadas pela dança gravitacional do quarteto de galáxias. A cor azul representa a luz azul visível, e mostra as estrelas azuis, jovens e quentes, enquanto que a cor vermelha, nessa imagem representa a luz do infravermelho próximo.

Em 2010, o Hubble fez uma imagem desse grupo de galáxias, se você quiser ler sobre essa imagem de 2010, visite:

https://hubblesite.org/contents/news-releases/2010/news-2010-08.html

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2022/hubble-reveals-a-river-of-star-formation

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo