fbpx
28 de novembro de 2021

Hubble Registra Uma Tromba D’Água Galáctica – A Fusão de Duas Galáxias

Nessa imagem espetacular capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais, NASA e ESA, a galáxia NGC 2799 (esquerda) parece estar sendo puxada para o centro da galáxia NGC 2798 (direita).

Galáxias em interação, como essas, são assim chamadas, devido a influência que uma tem sobre a outra, interação essa que eventualmente pode levar a uma fusão completa entre as duas e à formação de uma única galáxia. Essas duas galáxias parecem formar algo que lembra uma tromba d’água, com estrelas da NGC 2799 estarem fluindo e caindo na NGC 2798, como se fossem gotas de água.

Fusões galácticas, podem levar algumas centenas de milhões de anos, ou até mesmo bilhões de anos para se concretizarem. Enquanto muitos pensam que as fusões galácticas são catastróficas para os sistemas estelares dentro das galáxias, isso não é lá muita verdade, o espaço entre as estrelas é tão grande, que uma colisão entre estrelas é algo muito pouco provável de acontecer. O que acontece na fusão da galáxias na verdade, é um aumento na quantidade de material bruto para a formação de estrelas, como poeira e gás, então ocorrem eventos grandes de formação de estrelas pela galáxia.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, SDSS, J. Dalcanton
Acknowledgement: Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2042a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo