fbpx
22 de novembro de 2024

Hubble Registra Uma Bela Dança Galáctica

Essa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA mostra a grande galáxia espiral NGC 3227, envolvida numa dança gravitacional turbulenta com a sua companheira, a galáxia elíptica NGC 3226. Esse par conhecido como Arp 94, está relativamente próximo da Terra, entre 50 a 60 milhões de anos-luz de distância de nós na direção da constelação de Leão. Olhando em detalhe na região localizada entre as duas galáxias é possível ver correntes de maré de gás e poeira que estão unido o par nessa bela dança gravitacional cósmica.

A NGC 3227 é uma galáxia do Tipo Seyfert, um tipo de galáxia que possui um núcleo muito ativo. As galáxias Seyfert abrigam em seu núcleo um buraco negro supermassivo. À medida que a matéria espirala para dentro do buraco negro, ela lança uma grande quantidade de radiação ao longo do eixo de rotação do buraco negro, dando à sua galáxia um núcleo ativo.

O Hubble observou as galáxias NGC 3227 e NGC 3226 como parte de um programa para medir a massa de buracos negro observando a dinâmica do gás no centro das galáxias brilhantes de aglomerados. A cor vermelha nessa imagem representa tanto o vermelho na luz visível como o comprimento infravermelho próximo da luz.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2022/hubble-captures-a-galactic-dance

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo