fbpx

Hubble Registra Mais Uma Bela Galáxia Água-Viva

Nessa imagem vemos mais um exemplo daquele tipo de galáxia conhecido como galáxia água-viva, nesse caso o Hubble registrou a JO204. Esse tipo de galáxia recebe esse nome devido aos brilhantes tentáculos de gás que aparecem na imagem vagando abaixo do volume central brilhante da JO204.

A galáxia fica a quase 600 milhões de anos-luz de distância na constelação de Sextans. Esta imagem foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e é a terceira de uma série que vem sendo postada recentemente no site do Hubble de  galáxias do tipo  águas-vivas. Esta série de imagens é possível graças a um levantamento em que foram feitas observações de seis destas fascinantes galáxias, incluindo a JO204. Este levantamento foi realizado com a intenção de entender melhor a formação estelar em condições extremas.

Dada a aparência desta imagem, seria compreensível imaginar por que as galáxias do tipo água-viva são consideradas locais extremos onde ocorre a formação de estrelas. A resposta é que – como costuma acontecer com a astronomia – as aparências podem enganar. Embora as delicadas fitas de gás abaixo do JO204 possam parecer tentáculos flutuantes de águas-vivas, elas são, na verdade, o resultado de um intenso processo astronômico conhecido como RAM PRESSURE STRIPPING, algo que pode ser traduzido como remoção por pressão ram.

A pressão ram é um tipo particular de pressão exercida sobre um corpo quando ele se move em relação a um fluido. Um exemplo intuitivo é a sensação de pressão que você experimenta quando está sob uma forte rajada de vento – o vento é um fluido em movimento e seu corpo sente a pressão dele. Uma extensão dessa analogia é que seu corpo permanecerá inteiro e coerente, mas as coisas mais frouxamente amarradas – como seu cabelo e suas roupas – vão balançar ao vento. Isso também é verdade para as galáxias do tipo água-viva. Elas sofrem pressão devido ao seu movimento contra o meio intergaláctico que preenche os espaços entre as galáxias em um aglomerado de galáxias. As galáxias sofrem intensa pressão desse movimento e, como resultado, seu gás mais frouxamente ligado é removido. Esse gás é na sua maioria o gás mais frio e mais denso na galáxia, esse gás quando é arrancado e comprimido graças a pressão ram, colapsa e forma novas estrelas, nos belos tentáculos das galáxias do tipo água-viva.

Para saber mais sobre esse trabalho do Hubble sobre as galáxias do tipo água-viva e para conhecer melhor esse tipo de galáxia, seguem dois artigos especiais para isso.

 

Crédito: ESA/Hubble & NASA, M. Gullieuszik and the GASP team

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2315a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo