Uma interessante galáxia aparece circulada nessa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA. A galáxia, uma das galáxias de um grupo conhecido como Galáxias Luminosas Vermelhas, tem uma grande massa pouco comum, algo em torno de 10 vezes a massa da Via Láctea. Contudo, na verdade é a forma de ferradura azul na imagem acima que circunscreve a galáxia vermelha que é o grande prêmio dessa imagem.
Essa ferradura azul é uma galáxia distante que tem sido ampliada e retorcida em um anel quase que completo por uma força gravitacional forte da massiva Galáxia Luminosa Vermelha que aparece em primeiro plano. Para ser vista a galáxia tem o nome de Anel de Einstein precisa de um alinhamento de sorte da galáxia à sua frente e das galáxias de fundo, fazendo com que a Ferradura Cósmica apareça.
A Ferradura Cósmica é um dos exemplos mais conhecidos de um Anel de Einstein. Ela também nos dá a tentadora visão do começo do universo, o desvio para o vermelho da galáxia azul, uma medida de quanto o comprimento de onda da luz tem sido esticado pela expansão do cosmos, é de aproximadamente 2.4. Isso significa que que essa galáxia surgiu aproximadamente 3 bilhões de anos depois do Big Bang. Estima-se atualmente que o universo tenha 13.7 bilhões de anos.
Os astrônomos descobriram a Ferradura Cósmica pela primeira vez em 2007 usando dados do Sloan Digital Survey. Mas essa imagem do Hubble feita com a Wide Field Camera 3, oferece uma visão muito mais detalhada desse intrigante objeto.
Essa imagem foi criada a partir de imagens obtidas pelo Hubble na luz visível e infravermelha com a Wide Field Camera 3. O campo de visão dessa imagem é de aproximadamente 2.6 arcos de minuto de largura.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1151a/